Nesta semana teve início a fase de estudo e familiarização com alguns dos componentes eletrônicos e linguagem de programação que serão utilizados no projeto, uma vez que alguns dos integrantes da equipe já possuíam o equipamento necessário. Na figura 1 estão em destaque uma plataforma Arduino Uno e um display LCD que já foram postos em funcionamento para testes.
Fig. 1: Teste realizado com o display LCD, "S.P. Engenharia Fator de Potencia"
Também já começaram discussões acerca da utilização e organização das entradas e saídas digitais e analógicas do Arduino. As escolhas dos pinos que serão utilizados são de grande importância uma vez que influenciam na eficiência do dispositivo. Os componentes devem ser alocados de maneira que sobrem saídas suficientes para poder utilizar uma boa quantidade de capacitores no banco, implicando em uma melhor e mais precisa correção no fator de potência. A figura 2 demonstra um esquema sobre uma possível organização dos componentes a serem utilizados em suas respectivas saídas e entradas.
Nesta atual organização restam somente 6 saídas digitais para manipular os relês, que serão os responsáveis por realizar as conexões em paralelo, quando acionados, entre o banco de capacitores e as cargas de prova. Nesta situação o banco só poderá conter seis capacitores, porém ainda existindo uma boa quantidade de combinações entre os valores de capacitância que serão escolhidos devido ao fato de que capacitores em paralelo tem suas capacitâncias somadas.
A equipe também começou a procurar e pesquisar modelos de sensores de tensão para serem utilizados no projeto. Apesar de já se conhecer a tensão da rede de alimentação é importante levar em consideração as perdas associadas a transmissão da eletricidade, por isso existindo a necessidade de fazer uma medição da tensão que será aplicada nas cargas de prova. Dentre os sensores encontrados um modelo se destacou, um modulo de sensor de tensão que utiliza o circuito integrado TIL116. A equipe ainda não se decidiu qual modelo será comprado, necessitando de mais pesquisas acerca da eficiência de leitura de tensão alternada dos sensores encontrados.
Fig. 3: Modulo sensor de tensão P8
Referências Bibliográficas:
Figura 1: Autoria própria.
Figura 2: Autoria própria.
Figura 3: Disponível em: <http://loja.multcomercial.com.br/modulo-sensor-de-tens-o-gbk-robotics-p8.html>. Acesso em 19 jun 2016.