26 junho 2016

Avanço Semanal - 25/06/16

Nesta semana teve continuidade a etapa de familiarização com o Arduíno e sua linguagem de programação, onde o planejamento de organização para os pinos no Arduíno uno foi aplicado em um código de teste criado pelos integrantes. A figura 1 demonstra o protótipo para a codificação que será utilizada no dispositivo finalizado.


Fig. 1: Código teste comentado

Também foi gerenciada a criação da codificação responsável por interpretar os estados dos botões que irão alterar os modos de funcionamento do dispositivo e as grandezas medidas, para exibir em tela as informações respectivas. No vídeo 1 é possível observar que o código criado funciona adequadamente. A princípio ocorreram problemas em relação ao tempo de leitura dos estados dos botões, contudo a adição de um delay de 100 milisegundos, que permitiu ao programa ler o estado ao mesmo tempo em que o usuário pressiona o botão, resolveu o problema. Vale ressaltar que a adição de delays ao código compromete o tempo limite de processamento de 1 segundo, portanto havendo a necessidade de se pensar melhor sobre estes detalhes.

Vídeo 1: Testes da codificação inicial

Para testar a programação foi utilizada uma carga imaginária, com impedância de 423,08 Ω e com ângulo de fase de 25,84º, aplicada em uma tensão de 220 V RMS. Para estes valores hipotéticos foram realizados os cálculos seguindo o conteúdo aprendido em sala na disciplina de circuitos elétricos II para a obtenção dos valores de corrente RMS, potência ativa, potência aparente, potência reativa, fator de potência e, por último, o valor que o banco de capacitores deve alocar de capacitância para corrigir o fator de potência, neste exemplo sendo de 90%, para 95%. Também é possível alternar entre os modos de by-pass e corrigido. Para a finalização da etapa de programação são necessários os componentes de medição de corrente e tensão alternadas, responsáveis por gerar os valores que serão usados para os demais cálculos.

Referências Bibliográficas:

Figura 1: Autoria Própria.
Vídeo 1: Autoria Própria.